sábado, 1 de setembro de 2007

Antologia das Águas

"Que a voz do poeta nunca se levante para ter ressonâncias nas alturas. Que o canto, das contidas amarguras, somente seja a gota transbordante", afirmou Mauro Mota em seu poema Humildade. E foi seguindo esse rito que foi elaborada a Antologia das Águas, organizada pelos escritores, professores e jornalistas: Lourdes Nicácio, Ricardo Japiassu, Graças Silva e Raphaela Nicácio. O livro foi lançado, este ano, na Biblioteca Pública do Estado e no Festival Recifense de Literatura.

A obra reúne textos em prosa e versos de 68 autores, além de prestar homenagens: 85 anos de Geninha da Rosa Borges; 80 anos de Ariano Suassuna; 40 anos de poesia de Marcus Accioly; 25 anos de vida literária do escritor Edvaldo Arlégo; 15 anos de publicação do Dicionário Biobibliográfico dos Poetas Pernambucanos, elaborado pelo escritor Lamartine Morais e 10 anos da publicação da Antologia bilíngüe Poésie du Brésil, organizada pela escritora Lourdes Sarmento, primeiro livro sobre poesia brasileira publicada em Paris, após trinta anos de silêncio, segundo a professora Anne Marie Quint, da Sorbonne. A antologia, ainda, presta homenagens aos poetas Audálio Alves, Honório Rocha, João Cabral de Melo Neto e Waldemar Lopes.

“O maior objetivo desse trabalho é homenagear mares, rios, açudes, cacimbas, córregos, quaisquer porções d'água, especialmente as águas da infância, contidas para sempre no homem e sua obra, além de despertar o interesse pela preservação do meio ambiente”, afirma a escritora e editora Lourdes Nicácio, idealizadora do primeiro projeto. Em 2003, foi publicada a antologia poética “Os Rios e seus poetas”, também sob sua organização. O livro reuniu 50 autores. Este ano, o trabalho foi resgatado, acrescentando novos autores e dando espaço para a produção em prosa. A edição foi produzida pela Editora Novo Horizonte com apoio dos próprios autores e as fotos da capa são de autoria do jornalista e fotógrafo Marcus Prado.

Nenhum comentário: